Você é um ser amaldiçoado, não importa o que faça, o que sinta, o que deseje, a maldição é eterna.
Se existe qualquer compaixão de sua parte em relação aos humanos, sufoque-a até que deixe de existir. Isso de nada serve, apenas atrapalha sua ascensão.

Lição 1 - A Dor

Por anos você tem caminhado em círculos, perdido e descuidado. Conhece as referências da vida e seus clichês, mas desconhece o próprio potencial, ou pior, as vezes o superestima, contraditório, não? Pois é, você é a contradição ambulante, um embaraço que teremos que corrigir através da Dor.

“Você precisa apanhar para aprender a bater”, mais um clichê, mas vamos usá-lo aqui, ok?
Sabe aquele campo cercado por uma floresta de carvalhos logo adiante? É o CAMPO DE BATALHA, lá você encontrará criaturas ávidas por sangue, no início serão apenas ratos, cobras e alguns cervos (veados?). Enfrente-as para ganhar experiência nessa nova vida, as vezes essas criaturas carregam itens valiosos arrancados de suas vítimas, você pode ter sorte e conseguir um desses itens durante suas expedições de caça.

Agora voltando à Dor, você a sentirá bastante, e como sentirá… As vezes a própria soberba atrapalhará sua visão e será derrotado, perderá ouro e sangue. Outras vezes sua estupidez em equipar-se com itens não propícios para esse tipo de combate lhe trará horríveis consequências, mas anime-se, a Dor lhe fortalece e lhe faz experiente.

Depois de conseguir bastante experiência, novas criaturas vão cruzar seu caminho nesse campo, com elas, novos desafios e recompensas vão surgir, fique atento!

Regras para caça:
- Você deve esperar 10 minutos entre cada caça se for um Amaldiçoado comum ou 5 minutos se for um Amaldiçoado PREMIUM ou VIP.
- Você tem direito a 12 caças por dia se for comum ou 24 se for PREMIUM ou VIP.
- A caça não é acumulativa, ao final do dia ela retornará ao estado inicial.

Vamos à segunda lição, eu gosto de chamá-la de “Banho de Sangue” mas meus conselheiros insistem em dizer que o mais correto seria “Guerra das Sombras”... Preciso de novos conselheiros, isso sim. Vamos lá:

Lição 2 - Guerra das Sombras

Por milênios as batalhas entre Lobisomens e Vampiros são travadas, obviamente isso não acontece no palco principal dos humanos, ou seja, não acontece ao alcance dos sentidos desses seres inferiores, portanto, são “invisíveis”.
Não vou adentrar em detalhes físico-biológicos, mas basicamente os nossos movimentos em batalha não são perceptíveis à retina humana, tal como os sons que produzimos está além da frequência que os mesmos podem escutar.
Ainda assim é necessário certa discrição, não é uma boa ideia lutar em meio a uma multidão de humanos, até porque isso fere leis muito antigas de ambas as raças. Então, um acordo comum é utilizar aquele mesmo CAMPO DE BATALHA que lhe falei a pouco, mas isso não quer dizer que você não será atacado quando não estiver lá, pois estamos em guerra!

Bom, vamos deixar tudo bem claro aqui, pois essa guerra milenar criou certas regras interessantes para ambas as raças:
- Você só pode atacar um mesmo inimigo a cada 12 horas.
- Você inicialmente receberá de 5 à 10% do ouro de seu inimigo em caso de vitória, e também perderá esses valores em caso de derrota.
- O tempo de espera entre os combates depende da sua classe social, se você for um Amaldiçoado comum, terá de esperar 15 minutos, se for um Amaldiçoado PREMIUM ou VIP, apenas 5 minutos.
- Você não perde experiência em nenhuma circunstância.
- Ao participar de um combate contra um inimigo você ficará imunizado por 1 hora, nesse período ninguém poderá lhe atacar.
- Caçar criaturas não contam como instrumento de imunidade.

Chegamos à terceira lição, O Autoconhecimento, está entendendo tudo até aqui? Espero que sim, ou você será esmagado no CAMPO DE BATALHA!

Lição 3 - O Autoconhecimento

Por mais que vivamos em comunidade, seja ela a nossa raça ou um clã, é indispensável saber quem é você, quais seus limites, suas forças, suas fraquezas e seus objetivos. Isso parece banal para qualquer ser que se preze, mas acredite, até no mundo dos humanos essa etapa essencial da vida é negligenciada.
Sinceramente, acredito que deveria haver uma escola para os humanos que os ensinassem o autoconhecimento, pois são dignos de pena nesse quesito e passam uma vida inteira sem saber o que estão fazendo, enfim, chega de falar desses desafortunados.

Em ESTADO é possível ver seus atributos, um dos pilares de seu desenvolvimento pessoal, ali mesmo você poderá treinar esses atributos conforme sua estratégia visando o objetivo principal.
Vejamos em detalhes:
- Experiência. Sempre que a barra estiver cheia você estará em um novo nível, com esse novo nível sua vida aumentará. A cada 5 níveis várias coisas interessantes acontecem, por exemplo, no nível 6 novas criaturas vão aparecer no CAMPO DE BATALHA, novos equipamentos ficarão visíveis no MERCADO, subirá de cargo em seu emprego no CEMITÉRIO, etc.
- Vida. Não há muito o que falar sobre ela, apenas tente deixá-la com uma quantidade razoável para não ser derrotado precocemente nos combates.
- Força. O dano de seu ataque em uma rodada está diretamente relacionado com esse atributo, portanto, se quer causar mais dano no seu oponente, evolua a Força.
- Defesa. É o oposto da Força, seu objetivo é diminuir o dano causado pelo oponente quando este lhe acerta um golpe.
- Agilidade. De nada adianta ter uma Força absurda se não consegue acertar um golpe, dessa forma, a Agilidade é igualmente importante, pois aumenta consideravelmente as chances de acertar seu adversário.
- Inteligência. É a Agilidade “invertida”, quanto maior esse atributo, maiores as chances de você se esquivar de um ataque inimigo.
- Resistência. Lutar por um bom tempo e permanecer de pé também é importante, é nesse ponto que entra a Resistência, ela esta diretamente relacionada com a quantidade de rodadas que você pode lutar. Aqui vou lhe contar um segredo, a proporção desse é atributo é de 2 para 1, ou seja, a cada 2 pontos de resistência você ganha uma rodada, porém o número mínimo de rodadas é 10, dessa forma se sua resistência estiver entre 5 e 21, o número de rodadas continuará 10, no entanto, quando atingir 22, ela subirá para 11, 24 para 12 e assim por diante. Claro, existe um limite máximo de rodadas, mas você terá que descobrir.

Continuando nossa saga de Autoconhecimento, perceba que em ESTADO existe um inventário com uma quantidade limitada de espaços, quando esses espaços estiverem todos preenchidos você ficará impedido de adquirir novos itens, seja no MERCADO ou caçando criaturas. As regras de inventário são bem simples:
- Amaldiçoados comuns e PREMIUM possuem 4 espaços enquanto Amaldiçoados VIP possuem 8.
- Os itens equipados não contam como espaços no inventário, dessa forma é possível que um Amaldiçoado comum ou PREMIUM tenha no total 8 itens (4 no inventário e 4 equipado), enquanto VIP podem ter 12 (8 no inventário e 4 equipado).

Os itens equipados são fundamentais para melhorar seus atributos durante o combate, porém, quando for caçar criaturas é importante saber disso:
As criaturas que habitam o CAMPO DE BATALHA possuem uma intuição aguçada, sabendo que uma ameça se aproxima elas elevam seu poder proporcionalmente aos do seu agressor, isso quer dizer que pode não ser uma boa ideia caçar usando uma ótima armadura ou uma espada muito afiada, talvez fosse até melhor ir de mãos vazias, assim não alertaria esse sentido das criaturas. Bom, é uma dica de alguém experiente, faça como quiser.

Lição 4 - O Negociador

O Fantasma, já ouviu falar nele? Se não ouviu com certeza o fará em breve, é uma figura um tanto emblemática por aqui. Todos sabem que ele existe, mas ninguém nunca o viu, não se sabe ao menos se é um Lobisomem ou um Vampiro.
Bom, ele é o responsável por trazer produtos novos e colocá-los no MERCADO.
É curioso quando se percebe a origem dos produtos do MERCADO, pois todos, sem exceção, são adquiridos apenas depois que o sangue de seu antigo dono entra em contato com o item em questão, seja lá por qual motivo: batalhas sangrentas, rituais, suicídios, etc
Após a morte do antigo dono, O Fantasma faz a coleta, avalia as condições do objeto e o coloca à venda, por esse motivo vários objetos similares possuem preços distintos.
É importante notar que cada objeto no MERCADO é único, uma vez comprado ele desaparece de lá, então se encontrar um bom objeto por um preço razoável não exite em comprá-lo, ou alguém o fará!

Regras:
- Todo Amaldiçoado pode colocar itens à venda no MERCADO.
- Os itens aparecerão em ordem aleatória para os compradores.
- Seu item só será vendido quando outro Amaldiçoado resolver comprá-lo.
- Não é possível vender um item para O Fantasma, somente para outro Amaldiçoado.
- Você pode remover o item do MERCADO a qualquer momento sem nenhum custo.
- O MERCADO é frequentado por todas as raças, dessa forma seu produto estará disponível tanto para Lobisomens quanto para Vampiros.

Aproveitando o assunto dos objetos/itens/equipamentos, saiba que existem 4 tipos:
- Equipamentos Comuns: São os mais fracos, encontrados amplamente no MERCADO pois são vendidos pelo Fantasma, podem ser obtidos também após derrotar uma criatura FÁCIL.
- Equipamentos Raros: São melhores que os comuns, possuem uma cor dourada, parecida com ouro e podem ser encontrados ao derrotar uma criatura MÉDIA, outra forma de se obter esses itens é comprando de outro Amaldiçoado no MERCADO.
- Equipamentos de Elite: São soberanos com ótimos atributos, inclusive superior aos Raros, esses possuem uma cor azulada muito peculiar, podem ser encontrados ao derrotar uma criatura DIFÍCIL ou negociando com outro Amaldiçoado no MERCADO.
- Equipamentos Lendários: Possuem um cor avermelhada como fogo, são de longe os melhores equipamentos já forjados nesse mundo! Tente descobrir como conseguí-los, pois ainda é um mistério…

Os equipamentos estão distribuídos em uma faixa de 5 níveis, ou seja, a cada 5 níveis existem 16 tipos equipamentos (4 para cabeça, 4 para o pescoço, 4 para o torso e 4 para as mãos).

Lição 5 - O Mestre

Existem 4 Mestres em Lamentosa, dizem que nunca foram humanos e fazem parte de um grupo de criaturas biologicamente inexplicáveis. Ao chegar no nível 10 será possível escolher um (apenas um) para se tornar ADEPTO. Os mestres são:

Mestre Vitalis
Sem rosto, com as mãos cobertas por escamas viscosas que produzem um odor característico, impossível dizer ao que se assemelha. Esse Mestre é conhecido por sua forte presença, pois emana uma vitalidade à quilômetros de distância, é como se absorvesse toda a forma de vida ao seu redor.
Ao se tornar ADEPTO desse Mestre você receberá:
+ 100 pontos de vida adicionais cada novo nível

Mestre Aurum
Seu templo é repleto de tesouros, o brilho reluzente de sua armadura também chama a atenção, emana riquezas em cada detalhe.
Esse é o Mestre Aurum, cabelos longos e negros como a noite, também sem rosto e todo o restante do corpo coberto por peças de ouro e bronze forjadas em algum lugar desconhecido.
Ao se tornar ADEPTO desse Mestre você receberá:
+ 4 pontos de defesa a cada novo nível

Mestre Praegressus
Se fosse necessário definir esse Mestre com um adjetivo, com certeza seria “focado”. Diferente de seus “irmãos”, Praegressus possuí um rosto, deformado, onde o que um dia fora o nariz é apenas uma cavidade profunda. Seus olhos possuem um brilho selvagem, como o de uma criatura escondida nas sombras pronta para atacar sua presa. Praegressus esconde seu corpo com um longo casaco, peles de animais e ossos humanos, é uma figura assustadora até mesmo para nós, amaldiçoados.
Ao se tornar ADEPTO desse Mestre você receberá:
+ 4 pontos de força a cada novo nível

Mestre Alacris
Ele possuí um ar menos tenebroso que seus “irmãos”, embora também não tenha um rosto, o ar que emana não é tão denso.
Alacris é conhecido por sua inteligência, conseguiu dominar através dos séculos um equilíbrio absoluto de poder.
Alacris não usa nenhum tipo de veste, está sempre nu, seu corpo no entanto se assemelha biologicamente à um Lobisomem no que se diz respeito ao tronco, porém, seus membros inferiores parecem enormes garras de um falcão.
Ao se tornar ADEPTO desse Mestre você receberá:
+2 pontos de inteligência a cada nível
+2 pontos de agilidade a cada nível

Notas Finais

- O nível máximo em Lamentosa é 50, ao atingir esse nível você será impedido de evoluir qualquer atributo, porém, não se desespere, haverá uma boa forma de gastar seu ouro.
- O nível máximo pode ser alterado em algum atualização futura.
- O nível máximo é necessário para manter a competitividade do servidor.